Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Agência Brasil

Um gabinete criado para o presidente Jair Bolsonaro (PL) fazer seus despachos no Rio de Janeiro custou R$ 1,7 milhão aos cofres públicos e está sem uso por ele desde o início do mandato, em janeiro de 2019. Segundo reportagem do jornal EXTRA, o valor que saiu do caixa da União serviu para pagar os salários de servidores que fazem expediente no local.

De acordo com a publicação, o escritório foi criado por Bolsonaro em um de seus primeiros atos como presidente. O Rio de Janeiro é o domicílio eleitoral do chefe do Executivo.

O gabinete fica no Palácio da Fazenda, no Centro, e também possui salas que são utilizadas pelo ministro Paulo Guedes (Economia) quando ele viaja para a capital do Rio. Ao todo, quatro funcionários trabalham no escritório, que ainda passou por uma reforma que ficou pronta em maio de 2019.

Ao EXTRA, a Secretaria-Geral da Presidência informou, por meio de pedido feito via Lei de Acesso à Informação, que o local foi montado para que Bolsonaro pudesse trabalhar enquanto estivesse no Rio. O escritório serviria também para dar apoio administrativo e operacional ao presidente e a ministros.

“Informamos que não foram localizadas agendas presenciais no Gabinete Regional do Rio de Janeiro em relação a essas autoridades”, disse a Secretaria-Geral, em referência a Bolsonaro e aos seus auxiliares de primeiro escalão.

Ninguém trabalhava no gabinete na quinta

A reportagem do jornal foi ao local na última quinta-feira (7) e constatou que ninguém estava presente.

Em uma ligação por telefone, a capitã reformada da Marinha Andrea de Almeida Porto, que ocupa o cargo de assessora especial da Presidência no Rio, disse ao EXTRA que a ausência de servidores foi uma “coincidência” e que eles vão ao local diariamente. O horário do telefonema, segundo o jornal, foi às 15h45.

No dia seguinte, repórteres tentaram voltar ao escritório, mas dessa vez foram impedidos de entrar no prédio.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here