Foto: Reprodução

Candidatos que fazem parte do Cadastro Reserva do concurso público da Secretaria Estadual de Educação (SEED) denunciam que a Pasta está realizando a convocação de aprovados em um processo seletivo que está vencido em vez de chamarem os candidatos que estão à espera de uma vaga.

A professora Géssica Oliveira, que atua há 10 anos em Caroebe, foi uma das afetadas pela não-convocação. Ela faz parte do cadastro de reservas e era a próxima da lista a ser convocada, mas se deparou com a nomeação de outra pessoa aprovada em seletivo para a vaga.

“Estamos todos os dias vendo convocações do processo seletivo sendo feitas e nada de chamarem os aprovados no Concurso da Seed, não podem chamar seletivados tendo um concurso vigente, ainda mais o processo seletivo estando vencido. Aguardando que o secretário de Educação faça algo sobre essa questão que está descumprindo a lei” disse a professora.

Em março, candidatos do cadastro reserva do certame chegaram a acampar em frente ao Palácio Senador Hélio Campos para exigir uma conversa formal com o governador Antonio Denarium (Progressistas), para negociar a convocação de quase 900 profissionais da lista de espera.

O concurso da Secretaria de Educação foi realizado em outubro do ano passado para a contratação de professores da Carreira do Magistério da Educação Básica contou com 8.231 candidatos inscritos. Destes, 650 foram aprovados. O concurso tem vigência de dois anos prorrogável por igual período. Os aprovados foram empossados em janeiro.

Em resposta à reportagem, a Seed informou que na manhã desta quarta-feira (8) o secretário Nonato Mesquita recebeu um grupo de representantes de professores que estão no cadastro reserva do Concurso Público para prestar alguns esclarecimentos. O secretário informou que até o momento foram empossados 572 docentes.

O Governo de Roraima informou ainda estar atuando com responsabilidade e convocando os docentes conforme as necessidades existentes nas escolas. Esclarece que determinados cargos não foram preenchidos, ou porque os professores aprovados não preencheram requisitos exigidos em edital, ou porque não houve candidatos aprovados, não existindo, portanto, cadastro reserva para convocação em determinados componentes curriculares.

A fim de garantir o direito constitucional à educação e não prejudicar os estudantes, a Secretaria disse que está convocando professores do quadro temporário para suprir estas necessidades e também para substituir professores do quadro efetivo que se encontram afastados temporariamente em virtude de licença médica ou licença para estudos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here