Foto: Thirza Perim/Divulgação PC

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) anunciou nesta terça-feira (2) o cancelamento da aplicação das provas do concurso público da Polícia Civil. As provas estavam marcadas para serem realizadas em dois finais de semana, nos dias 6 e 7 de agosto (manhã e tarde) e nos dias 13 e 14. O novo cronograma do certame ainda não foi divulgado.

A decisão foi tomada após um caminhão que carregava provas do certame ter sido extraviado e localizado com dois lacres rompidos no residencial Vila Jardim, na noite desta segunda-feira (1º). Candidatos inscritos no concurso realizaram protesto na manhã desta terça-feira (2) para pedir um novo cronograma.

A princípio, o concurso não seria adiado, após a Polícia Civil divulgar nota ainda na noite dessa segunda-feira (1º). “No local, a carga foi encontrada INTACTA, sem qualquer sinal ou indício de que tenha ocorrido a quebra do sigilo das provas sendo assim, não havendo indícios de fraude, garantida a lisura do certame a Polícia Civil”.

Denarium não disse quais os motivos para voltar atrás na decisão, mas a cobrança por manutenção da lisura do processo seletivo partiu dos concurseiros inscritos, que protestaram esta manhã em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.

Veja o comunicado emitido pelo governo: 

“O Governo do Estado de Roraima, por meio da Polícia Civil do Estado de Roraima e da Secretaria de Gestão e Administração, com o objetivo de garantir e demonstrar a lisura do Concurso Público regido pelos editais nºs 01-PCRR/SEGAD e 02-PCRR/SEGAD, em que pese não haver indícios de que tenha ocorrido o vazamento e/ou quebra do sigilo relativo às provas do concurso público que estavam originalmente marcadas para ocorrer nos dias 06, 07, 13 e 14 de agosto de 2022, em comum acordo com a Fundação VUNESP, comunica a suspensão da aplicação das provas. Diante dos fatos, por determinação do Governador do Estado de Roraima, o qual preza pela transparência e lisura do certame, foi ordenada a elaboração de novas provas”.

A Fundação Vunesp, banca organizadora do concurso, também se posicionou:

“A Fundação Vunesp informa que as provas do concurso para a Polícia Civil do Estado de Roraima, previstas para 6, 7, 13 e 14 de agosto, estão adiadas por decisão tomada após a ocorrência de um desvio de rota de um caminhão que transportava as provas. Ainda que tenha sido constatado que não houve qualquer sinal ou indício de que tenha havido quebra de sigilo das provas, como atestado em nota pela Polícia Civil, por decisão do governador do Estado, as provas serão aplicadas em nova data a ser comunicada oportunamente”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here