Foto: Regys Albuquerque

A deputada Lenir Rodrigues (PPS), não está convencida da lisura da Prefeitura Municipal de Boa Vista quanto à aplicação desenfreada de multas por pardais pela cidade. Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (4) pela Assembleia Legislativa de Roraima, a fim de discutir os pontos mal explicados pelo executivo municipal, a deputada chegou a falar sobre uma situação familiar, motivada, segundo ela, pelo sistema de “metas” para promoção de agentes municipais de trânsito.

“Eles (os agentes) têm metas a cumprir, caso contrário podem até sofrer processo administrativo por não multarem um determinado número de motoristas. Isso não existe. Meu irmão, por exemplo, é Policial Militar, estava fardado, desceu do carro para abrir o portão e colocar o carro pra dentro de casa e foi multado. Não teve argumento que fizesse o agente de trânsito ouvi-lo. Tudo numa fração de segundos. Não existe isso”, disse.

O Roraima 1 falou sobre os valores arrecadados com multas, somente no período de um mês. O montante ultrapassa R$640 mil. 

“Mesmo com quase 160 mil multas aplicadas desde a implantação dos pardais em Boa Vista, os pontos críticos da cidade não possuem radares e continuam registrando acidentes, inclusive com mortes. A Prefeitura disse, na audiência pública realizada ontem, que houve um estudo prévio para instalar os equipamentos. Se houve, por quê os radares estão em pontos com baixo índice de acidentes? Todo o processo da implantação dos pardais é obscuro. Empresas contratadas sem licitação e operando sem autorização do CREA, pardais que funcionam sem permissão do DNIT, e por aí vai. Ainda na audiência, a prefeitura disse que o dinheiro arrecadado não é suficiente para fazer melhorias no trânsito. Se os radares não estão cumprindo a função de evitar acidentes, educar a população e tampouco trazer melhorias para o trânsito, por quê a população está pagando caro por isso? As multas devem existir, mas de maneira justa, transparente e correta. É preciso educar a população por meio de campanhas e não apenas punir”, destacou a deputada.

Prefeitura de Boa Vista – não responde ao portal sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here