Medicamentos e insumos foram distribuídos nessa terça - Foto: Divulgação/MS

O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para apurar as diversas denúncias sobre a atuação do Ministério da Defesa, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) no combate à pandemia de covid-19 nas terras indígenas de Roraima. Entre as medidas está a entrada nos territórios sem consulta prévia e a distribuição de cloroquina.

Ontem, o Roraima1 mostrou que militares distribuíram de equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel, aventais e luvas, além de 13,5 mil comprimidos de cloroquina, medicamento que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

O órgão também irá investigar a violação das regras de distanciamento social, a presença expressiva de meios de comunicação em contato com os indígenas e a eficiência de operação com vultoso gasto de recursos públicos.

“O MPF também expressa preocupação com a fala do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, de que a pandemia está controlada na Terra Indígena Yanomami e com a ausência de qualquer medida de proteção territorial em operação que supostamente busca enfrentar a disseminação da covid-19, cujo principal fator de risco é o garimpo ilegal”, disse o órgão em nota.

As operações atuais, de acordo com apuração inicial do MPF, não respeitaram as orientações pretendidas no plano emergencial, como a fixação de equipes interinstitucionais em pontos estratégicos da terra indígena, formadas por forças de controle, bem como medidas para que o risco de contaminação não seja agravado, como quarentena prévia das equipes e não aproximação das populações indígenas.

1 comentário

  1. Rapaz, o MPF e MP se intrometem em tudo,a solução é repassar essas responsabilidades pra eles, já que sabem tudo, deixem que resolvam, joguem os remédios, os que eles acharem que é o certo, passem pra eles. porra, só canetam de seus assentos, não levantam a bunda pra nada. VTM

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here