Mensagem publicada em um grupo de WhatsApp. Foto: Arquivo pessoal

Motoristas em Roraima têm ofertado transporte clandestino na tentativa de driblar o decreto governamental Nº 29.865-E, que proíbe viagens interestaduais, para conter o avanço da Covid-19. Informações obtidas pelo Roraima 1, neste sábado (20), mostram que o serviço é negociado por meio de aplicativos de mensagens.

“Bom diaaa! Tem um carro em Boa Vista com destino a Manaus. Saída 12 hs. 1 vaga. Interessados entrar em contato”, diz trecho na mensagem enviada na última semana em um grupo de WhatsApp.

Mensagem publicada em um grupo de WhatsApp. Foto: Arquivo pessoal

Em um outro grupo de mensagens, a oferta publicada às 3h12 dizia: “Carro saindo de Manaus hoje (quarta-feira) cedo, destino Boa Vista, passando por Rorainópolis! Tratar no PV”. A distância de Boa Vista, capital de Roraima, para Manaus, no Amazonas, é de 803 km.

Em 25 de janeiro, o governo de Roraima proibiu o transporte coletivo rodoviário entre os 15 municípios do estado e o interestadual de passageiros para conter o avanço de casos de coronavírus no estado.

Já no último dia 8 de fevereiro, o governo liberou as viagens intermunicipais para empresas de transporte terrestre, mas manteve suspenso o serviço de transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros, em qualquer modalidade, inclusive o transporte por aplicativo por 15 dias. A medida está em vigência até o próximo dia 23.

No entanto, motoristas têm tentado driblar a fiscalização sanitária para transportar passageiros entre os estados de Roraima e Amazonas, colocando em risco a saúde da população.

Relatos colhidos pela reportagem, mostram que em uma semana de fevereiro, ao menos 20 pessoas com sintomas da doença foram diagnosticadas na barreira sanitária na Vila do Jundiá, região de Rorainópolis, divisa de Roraima com o estado vizinho.

Apesar da fiscalização sanitária mantida pelo governo estadual, a administração pública não impôs punições para os motoristas que são flagrados descumprindo as medidas do decreto. Ainda conforme a apuração da reportagem, um mesmo veículo foi abordado mais de duas vezes pelo mesmo ato de transporte ilegal.

Roraima está na fase grave da Covid-19. Somente na sexta-feira (19), mais nove mortes e 422 novos casos da doença foram confirmados. O estado chegou a marca de 79.444 casos de infectados pelo coronavírus e 1.037 óbitos.

A reportagem solicitou um posicionamento do governo estadual e aguarda retorno.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here